NOTA: caso pretenda adquirir os livros desta secção, poderá consultar a área da Livraria Online para mais informações

 

Economia e Finanças Públicas
Escolar Editora
2016 | 5.ª Edição
Economia
Índice | Prefácio | Capítulo Ilustrativo
Sinopse

«Economia e Finanças Públicas», já na sua 5.ª edição, é um livro que, para além de apresentar os fundamentos teóricos da intervenção do sector público na economia, se afigura útil para quem pretenda conhecer a realidade institucional e financeira das administrações públicas em Portugal, em especial num momento particularmente difícil, no contexto de uma grave crise económica e financeira sentida a nível europeu e mundial.

Pensado sobretudo para o meio universitário é bastante relevante para a leccionação e estudo em disciplinas de Economia Pública, Finanças Públicas, Política Fiscal e Orçamental em cursos de Economia, Gestão, Direito, Contabilidade ou Administração.

É também uma obra de referência para todos aqueles que queiram actualizar os seus conhecimentos nesta área.


 

Economia e Finanças Públicas – Da Teoria à Prática
Livraria Almedina
2016 | 5.ª Edição
Economia
Índice | Índice Remissivo | Índice de Figuras e QuadrosCapítulo ilustrativo
Sinopse

Em cada nova edição deste livro, aumenta o rácio da dívida pública bruta no PIBpm (128,8% em 2015).

Se considerarmos a dívida líquida de depósitos do Tesouro, vemos que ainda não se iniciou a trajetória descendente deste rácio da dívida. A soberania (financeira) do país está, pois, limitada e continuamos extremamente vulneráveis a choques externos apesar do programa de ajustamento com a troika (2011-2014).

Nesta quinta edição, para além de mais exercícios e tópicos de reflexão resolvidos, colocamos as soluções das questões de escolha múltipla.

Revisitamos «A Crise Económica, Orçamental e Financeira 2009-2018» para perceber, através de exercícios simples, a evolução recente das finanças públicas, a situação actual, bem como também as perspectivas de futuro.

É o livro prático que acompanha o livro teórico «Economia e Finanças Públicas» (Pereira, Afonso, Arcanjo e Santos), da Escolar Editora, cuja 5ª edição, revista e atualizada, é de 2016.


 

Autarquias Locais: Democracia, Governação e Finanças
Livraria Almedina
2016
Economia
Índice | Capítulo ilustrativo
Sinopse

Este livro aborda a realidade da democracia e da formulação de políticas ao nível local, com enfoque nos temas da transparência, participação cidadã e finanças das autarquias, bem como das suas funções sociais e económicas.

Através de uma visão plural da realidade autárquica, almeja-se que tanto os eleitos locais, agentes privilegiados da dinâmica democrática, como os técnicos administrativos municipais, que asseguram o funcionamento dos serviços da administração local, bem como outros stakeholders (cidadãos, empresas, entidades de controlo externo, etc.), compreendam melhor a realidade onde se inserem.


 

Portugal – Dívida Pública e Défice Democrático
Livraria Almedina
2012
Economia
Índice | Capítulo ilustrativo
Sinopse

Uma breve análise da correlação entre as evoluções da dívida soberana portuguesa e a qualidade da Democracia da Terceira República, em termos quantitativos e qualitativos, da ótica da Economia.


 

O Prisioneiro, o Amante e as Sereias – Instituições Económicas, Políticas e Democracia
Livraria Almedina
2008
Economia
Índice | Capítulo ilustrativo
Sinopse

O livro «O Prisioneiro, o Amante e as Sereias» trata de dilemas fundamentais das sociedades contemporâneas.

 .: Como promover a cooperação quando há incentivos para comportamentos egoístas de «andar à boleia» da generosidade dos outros?

 .: Como conciliar decisões democráticas com o respeito das liberdades individuais?

 .: Que auto-restrições são desejáveis para indivíduos, organizações ou países?

As instituições existem para lidar com estes e outros dilemas. A abordagem deste livro adopta uma perspectiva pluridisciplinar a partir da matriz do institucionalismo económico, incorporando contributos da ciência política e da sociologia.

Destina-se pois a todos os que pretendem compreender melhor a evolução e os bloqueios das instituições.

Para além dos fundamentos teóricos, desenvolve várias aplicações ao caso português. A reforma da administração pública, os efeitos da acção dos grupos de interesse, a não reforma do sistema eleitoral, o carácter paradoxal das regras de referendo, a regionalização «administrativa» e o funcionamento das instituições democráticas são alguns dos tópicos abordados.


 

Regionalização, Finanças Locais e Desenvolvimento
Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território
1998
Administração Pública
Índice | Capítulo ilustrativo
Sinopse

O livro «Regionalização, Finanças Locais e Desenvolvimento» explora as questões associadas ao debate da regionalização do território continental português, similar ao processo realizado em outros países europeus, e o impacto deste processo no sistema de financiamento e desenvolvimento local de Portugal.


NOTA: caso pretenda adquirir os livros desta secção, poderá consultar a área da Livraria Online para mais informações