Na Manhã TSF, Paulo Trigo Pereira, deputado independente do PS, critica as restrições ao investimento por parte das empresas públicas.

Paulo Trigo Pereira critica a gestão “um pouco irracional” do Estado sobre as empresas públicas, que tem travado o investimento.

“As empresas públicas têm grandes restrições ao investimento e é isso que, em parte, também explica o fraco nível de investimento”, defende o deputado, “ainda continuamos com uma gestão um pouco irracional, de grande controlo do Estado em relação à gestão pública das empresas, que não conseguem fazer investimento porque têm de ter sempre o despacho deste ministro, daquele ministro, … Isto não é maneira de gerir empresas públicas”.

Para o deputado independente do PS, “é necessário alterar os processos para que a máquina do Estado funcione melhor”.

Esta é uma das recomendações do livro que está prestes a chegar às livrarias e que aprofunda um estudo desenvolvido em setembro do ano passado, em conjunto com Ricardo Cabral, Joana Andrade Vicente e Luís Teles Morais.

Na Manhã TSF, o economista (que mantém ativa na Internet uma página com artigos de opinião e as atividades que tem no Parlamento), avisa também que “as pessoas têm uma sensação de euforia, mas dificuldades não foram ainda ultrapassadas” e avisa: “ainda temos um longo caminho pela frente”.

 

Artigo publicado originalmente na TSF Online em 13.03.2018

Categorias: Imprensa

Artigos relacionados

Imprensa

Deputado do PS assume que injecção na CGD levará défice acima dos 3%

Paulo Trigo Pereira admite que é provável que a capitalização da Caixa vai ser incluída no défice português. Contudo, acredita que a Comissão Europeia não vai penalizar o país. A injecção de 3,9 mil milhões Ler mais…

Imprensa

A transparência do trabalho parlamentar “tem de passar a ser a regra”

Paulo Trigo Pereira lança site para mostrar trabalho parlamentar “por dentro”. O escrutínio do eleitorado pressiona os eleitos para um melhor desempenho e esse é o primeiro passo para a reforma do sistema político. O Ler mais…

Imprensa

“Obviamente que os líderes parlamentares gostariam que toda a gente votasse da mesma maneira”

O «Poder Público» é um podcast sobre política, dirigido pelo jornal Público. Esta semana, fui entrevistado no âmbito do «voto desalinhado» na Assembleia da República. Enquanto Deputado independente, eleito pelo Partido Socialista, tive oportunidade de Ler mais…